orientações

CONCLUÍDAS

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Daiane Mendes Lordeiro. O mito de Sísifo na mitologia e na obra de Albert Camus e seus aspectos formativos. 2020 (Graduanda em Pedagogia).

Maila Mondl Von Metzen. Vedãnta-Sãrah: Tradução e comentários da obra. 2019 (Graduanda em Pedagogia).

Luis Fernando Gotarde. Educação da Moralidade em Anísio Teixeira. 2015. (Graduando em Filosofia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Evandro Costa de Oliveira. Ensino Multidisciplinar de Matemática através do Diálogo. 2014. (Graduando em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - USP.

Bruna Cadenas Cardoso. A noção de justiça na República de Platão. 2013. (Graduanda em Pedagogia). Bolsa CNPq.

Renata de Alvarenga Zimbarg. A maiêutica no Mênon: terminologia, conjectura e retórica. 2011. (Graduanda em Pedagogia). Bolsa CNPq.

MESTRADO

Samira Cerqueira. Isócrates e a paideia do príncipe. Bolsa CNPq. 2022

Felipe Kantor. A educação liberal segundo Michael Oakeshott. 2021.

Vladimir Gonçalves dos Santos. A assimilação das obras de Plutarco na educação jesuíta dos séculos XVI e XVII: a virtude como fundamento da convivência. 2021.

Renata Cueto de Souza. Os conceitos de mindfulness e suas relações com a educação da Antiguidade às suas perspectivas. 2020

Carlos Eduardo Castanha. Freud e Platão entre educação e pedagogia: caminhos da alma para uma constituição do sujeito. 2019.

Luis Fernando Gotarde. A filosofia da educação de William H. Kilpatrick, 2019.

Edson da Silva Afonso. "O caráter formativo da noção socrática de 'cuidado da alma' no 'Alcibíades Primeiro' de Platão". 2016.

Francisco Veiga de Moraes. O ideal de formação e o ensino de Filosofia: a situação atual do saber e da tarefa da emancipação. 2016.

Eduardo Pereira Batista. Platão sob o signo de Sócrates: um novo modelo de paideia. 2014.

Denis Plapler. O diálogo como fundamento metodológico para a experiência do pensar e do aprender Filosofia. 2013.

Luiza Moreira da Costa. Um estudo sobre Alcibíades a partir do debate siciliano em Tucídides VI, 9-23: entre a physis anthropon e o governo de si. 2013. Bolsa Fapesp.

DOUTORADO

Silvia Carla Conceição. A Dimensão Interativa no Âmbito Educativo: um Estudo Exploratório em Cursos Semi-presenciais na Universidade do Minho-Portugal. 2011 (com Prof. Dr. Bento Duarte da Silva). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/Universidade do Minho.

Lupércio Aparecido Rizzo. Filosofia: concepções e práticas docentes. 2016.

Vanderson Ronaldo Teixeira. Cyber-espaço: A nova ágora para o ensino de Filosofia. 2017.

EM ANDAMENTO

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Eduardo Katayama Bezerra. O ensino de projeto arquitetônico nas universidades de São Paulo. (Graduado em Arquitetura. Graduando em Filosofia).

Daiane Mendes Lordeiro. Absurdo e felicidade em O mito de Sísifo de Albert Camus, e suas relações com Epicuro. 2022 (Graduanda em Pedagogia). Bolsa CNPq.

MESTRADO

Danilo Ulhano Patutti. Epicteto e a educação da atenção. Bolsa CNPq.

Armando Lima.

Vitor Hugo de Rosa.

DOUTORADO

Bruno Drumond Mello Silva. Da educação como télos da filosofia: um estudo sobre a centralidade da relação de ensino e aprendizagem na construção do pensamento filosófico de Platão.

Edson da Silva Afonso. Metrética e educação dos desejos racionais nos diálogos de juventude de Platão.

Carlos Eduardo Castanha.