publicações

Educação como processo de formação humana: uma revisão em filosofia da educação ante a premência da utilidade. Vicente Zatti e Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio. FEUSP/Galatea, vol. 07. Portal de Livros Abertos da USP (2022).

Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’O banquete, de Platão. Claudio Almir Dalbosco e Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio. Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e236862. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248236862. (2022)

La educación como proceso de formación humana y sus raíces no utilitarias: Paideia, Humanitas y Bildung. Vicente Zatti e Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio. IXTLI: Revista Latinoamericana de Filosofía de la Educación, Vol. 8, Núm. 16 (2021).

Da arte da corte à dialética do amor: a complementariedade formativa entre os amantes do saber. Claudio Almir Dalbosco e Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio. Educação em Revista (UFMG), 37 (2021).

Da crise normativa ao negacionismo. Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio e Vicente Zatti. Jornal da USP, 24.09. (2021).

A importância da literatura antiga para a formação do professor. Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio. In O mundo antigo, o livre falar e o livre pensar. FEUSP/Galatea, vol. 06. Portal de Livros Abertos da USP (2020).

Quando a arte, deslocada para a vida, torna-se interrupção e intensificação. Colaboração com Rogério de Almeida. Imaginários intempestivos: arquitetura, design, arte & educação. FEUSP/Galatea, vol. 05. Portal de Livros Abertos da USP (2019)

A pedagogia kantiana: o sujeito moral como foco da educação. Colaboração com Samira da Silva Cerqueira. Poíesis Pedagógica, 16, v. 02 (2019).

O mestre que impede, o discípulo que insiste. Conferência na XIII Semana de Estudos Clássicos da Feusp. In Os Outros, Os Mesmos - A Alteridade no Mundo Antigo: XIII Semana de Estudos Clássicos da Feusp (org. com Alessandra Carbonero Lima e Rogério de Almeida). FEUSP/GALATEA, vol. 03. Portal de Livros Abertos da USP (2018).

Os Outros, Os Mesmos - A Alteridade no Mundo Antigo: XIII Semana de Estudos Clássicos da Feusp (org. com Alessandra Carbonero Lima e Rogério de Almeida). FEUSP/GALATEA, vol. 02. Portal de Livros Abertos da USP (2018).

Relações entre a noção de “cuidado-da-alma” e o “conhecimento de si” no Primeiro Alcibíades, Edson Afonso da Silva e Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio. Revista Hypnos, n. 38 (2017).

Isócrates, professor de philosophía. Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio. Educação e Pesquisa, ahead of print Epub 03-Abr-2017

Antiguidades Contemporâneas: XII Semana de Estudos Clássicos da FEUSP. Org. com Alessandra Carbonero Lima e Rogério de Almeida. FEUSP/GALATEA, vol. 01. Portal de Livros Abertos da USP (2016).

O encontro consigo mesmo: uma possível leitura filosófica do tema em "O Espelho" de Machado de Assis. Colaboração com Alessandra Carbonero Lima. Machado de Assis em Linha, v. 9, p. 116-128 (2016).

Philosophia, Comunicação e Paideia. In Memória Clássica. São Paulo: Editora Laços - Selo Képos, 2015.

Isócrates, Filósofo da Paideia. In Filosofia e Educação: ensaios sobre autores clássicos. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

Por que ler os clássicos? In Nós, os Antigos. São Paulo: Editora Laços - Selo Képos, 2014.

"Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança": Variações causais a partir de um verso de Pope. In O Cinema e as Possibilidades do Real. São Paulo: Editora Laços - Selo Képos, 2014.

Filosofia, Formação e Ensino de Filosofia. In 'O que é isso, a Filosofia [na escola]?'. São Paulo: Editora Laços - Selo Képos, 2013.

Isócrates: Uma Ideia do Humano. In Sobre a Ideia do Humano. São Paulo: Editora Laços - Selo Képos, 2012.

'A Vida de Brian', de Monty Python. In Cinema e Contemporaneidade. São Paulo: Editora Laços - Selo Képos, 2012.

O corpo de Helena e o texto de Isócrates. Revista Internacional d’Humanitats, 23, out-dez 2011, CEMOrOc-Feusp/Univ. Autònoma de Barcelona.

Sobre o termo rhetoriké em Isócrates. Anais do I Congresso Brasileiro de Retórica, 2010, Ouro Preto: FALE-UFMG, 2010.

A Filosofia, a Cidade e a Paideia: os Antigos Contemporâneos. Páginas de Filosofia. Revista do Curso de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo, 2010.

Um propósito para a philosophía: o ponto de vista de Isócrates. In: Curso (In)Completo de Filosofia. São Bernardo do Campo: Editora da Universidade Metodista de São Paulo, 2010.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): algumas observações preliminares. In: Filosofia, Educação e Estética: elementos para o ensino e a pesquisa. São Bernardo do Campo: Editora da Universidade Metodista de São Paulo, 2010.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): alguns aspectos formais. In: Filosofia, Educação e Estética: elementos para o ensino e a pesquisa. São Bernardo do Campo: Editora da Universidade Metodista de São Paulo, 2010.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): observações sobre o desenvolvimento da pesquisa. In: Filosofia, Educação e Estética: elementos para o ensino e a pesquisa. São Bernardo do Campo: Editora da Universidade Metodista de São Paulo, 2010.

Passagens do Paganismo ao Pensamento Cristão. In: Metafísica, Epistemologia e Linguagem. São Bernardo do Campo: Editora da Universidade Metodista, 2009.

A Patrística. In: Metafísica, Epistemologia e Linguagem. São Bernardo do Campo: Editora da Umesp, 2009.

A Escolástica. In: Metafísica, Epistemologia e Linguagem. São Bernardo do Campo: Editora da Umesp, 2009.

A Forma da Filosofia. In: Conhecimento e Metafísica: do Iluminismo à Atualidade. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2009.

Filosofia como Formadora. In: Conhecimento e Metafísica: do Iluminismo à Atualidade. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2009.

Areté: virtude, honra, educação. In: Filosofia e Educação: Estudos 10 (VIII Seminário Internacional CEMOrOC: Filosofia e Educação). São Paulo: CEMOrOC/EDF-FEUSP, 2008.

Isócrates: Retor Socrático. In: Notandum Librum. São Paulo: , 2008, v. 10.

Considerações acerca da Fundamentação da Metafísica dos Costumes de I. Kant - Liberdade, Dever e Moralidade. Notandum (USP), v. 10, 2007.

Manual de Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007. (co-autor)

Mímesis, Poiésis e a questão do cânone na obra de Isócrates. In: Filosofia e Educação - O Ocidente e os Orientes. 1ª ed. São Paulo: ESDC, 2006.

Considerações sobre a Noção de Substância em Aristóteles. Ruah - Revista do Instituto de Teologia da Diocese de Santo André. vol. 1, n. 01. 2005.

Isócrates e Demóstenes - Tema do Traidor e do Herói. Cadernos de História & Filosofia da Educação. São Paulo, v. 5, n. 7, 2002.

Isócrates - Contra os Sofistas. Mirandum (USP), Murcia, v. 12, 2001.

Isócrates e Platão, Philosophía e Filosofia. Fragmentos de Cultura. Goiânia, v. 10, 2000.

Salada Grega - um exercício de Filosofia com Crianças. 1999.

O Enigma de Sócrates - um exercício de Filosofia com Crianças. 1999.

Furbo em Férias - um exercício de Filosofia com Crianças. 1999.

O Filósofo Isócrates e o Retórico Platão. Cadernos de História & Filosofia da Educação. São Paulo, v. 2, n. 4, 1998.

Friedrich Nietzsche, o bom e o mau, e a filosofia do ressentimento. Jornal da Tarde. São Paulo, 28 nov. 1998.